A expressão “globalização” tem sido utilizada num sentido ideológico, onde se assiste a um processo de integração económica, caracterizado por o predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados e pelo abandono do estado ao bem-estar social.
Alguns críticos acusam a globalização de ser responsável pela intensificação da exclusão social, com o aumento do número de pobres e desempregados, e de provocar crises económicas sucessivas.



Globalização- conceito que começou por designar a organização das estratégias de produção e de consumo a nível mundial, por parte das grandes potencias económicas. Hoje o conceito já abrange outras áreas, tais como o ambiente, a ecologia, o bem-estar social e a cultura.

Globalização a nível mundial– não existe uma definição que seja aceite por todos; é um processo ainda em curso que abrange economias e mercados a nível nacional e mundial.
No entanto, a globalização abrange mais do que o fluxo monetário e implica a interdependência dos países e das pessoas. Acredita-se que a globalização define uma nova era da historia humana.
O fenómeno da globalização só se tornou possível com o desenvolvimento dos transportes das pessoas e das mercadorias, mas principalmente com os progressos da electrónica, da informática e da cibernética.

A globalização dividiu-se em diferentes fases:

Primeira fase (1450-1850)-
foi iniciada pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e para as terras do Novo Mundo. Foi caracterizada pelo expansionismo mercantilista.

Segunda fase (1850-1950)- os principais acontecimentos que marcam esta fase são ao nível politico e ao nível da técnica. Foi uma fase que se desenvolveu a Industria; foi uma fase Imperialista e Colonialista.

Terceira fase (pós-1989)- é considerada a globalização recente. Nesta fase ocorreu uma aliança entre o liberalismo e o comunismo seguido de destruição do Nazi-fascismo e também a guerra fria onde o liberalismo norte-americano rivaliza-se com o comunismo soviético.
A globalização, palavra usada entre aspas por não se saber a sua correcta definição, não pode ser considerada um mito pois não possui apenas uma visão, ou seja, possui diversas contradições. A "globalização" possui aspectos tantos positivos como negativos.

Aspectos negativos da globalização:
Aumento do desemprego estrutural.
Aumento de trabalhadores sem protecção social.
Países pobres cada vez mais pobres.
Desnacionalização dos Estados.
A não garantia dos direitos humanos.
Aumento da economia informal.
Colapso de algumas economias, como é o caso do México e dos Tigres Asiáticos.
Oferece mais controle dos países ricos sobre os países do 3º mundo.

Aspectos positivos da globalização:
· Integração cultural e social;
· Dinamização da circulação de produtos pelo mundo;
· Globalização de técnicas de produção, por exemplo: técnicas agropecuárias;
· Queda no preço de mercadorias devido a competitividade;
· Difusão das ciências.

No caso da saúde da população, a globalização tende a ocasionar mudanças radicais nos padrões das doenças e na velocidade de disseminação das mesmas, entre outras coisas. Nos sistemas de saúde, vários aspectos são influenciados pela globalização, por exemplo, os mecanismos de financiamento, a regulamentação de produtos e serviços de saúde, a oferta de recursos humanos etc. A questão da identidade nacional também é importante, uma vez que os valores de uma sociedade estão embutidos em seu sistema de saúde e afetam diretamente as decisões políticas do setor.
Na era da globalização, os sistemas educativos confrontam-se com vários desafios de envergadura: garantir a eficácia das suas estruturas, adaptar-se às mudanças rápidas de uma era de incerteza, ter em conta as diferenças étnicas, sociais e culturais dentro da mesma nação, enfim conceber novos planos para uma educação ao longo da vida que atinja todos os sectores etários e étnicos de comunidades cada vez mais provisórias e mutantes.

A utilidade e a importância da atitude filosófica podem residir nos actos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo, bem como as operações ideológicas dos seres humanos que manipulam o real, os fanatismos que cegam e as ações destrutivas ao redor do planeta que colocam em risco de extinção todas as manifestações da vida. Esses temas dão um alentado programa de ação para a filosofia, os quais podem ser resumidos em apenas um: fazer ver.
Entende-se que a filosofia faz parte da experiência histórica do ser humano, da mesma forma o filosofar é própro da condição humana.Com base nisso, podemos afirmar que o ser humano não vive sem o pensar.Com a globalização, os veiculos de opinião (radio, TV, ...) ganharam poder persuasor. Ao apresentar idéias, faz com que a sociedade "pare" de pensar. Passaram a acreditar que td que era passado era verdade, sem questionar. É primordial, o filosofar.Questionar e buscar compreender. Na busca do porquê e pra quê, formamos uma opinião. E isso é de fundamental importância no mundo globalizado.


Concluindo, a globalização originou-se com as grandes navegações e as descobertas dos grandes continentes. E mais recente em 1990 com a queda do muro de Berlim. Com a desintegração do leste europeu e o desmembramento das 16 repúblicas Socialistas Soviéticas, o mundo tornou-se multipolar, ou seja, globalizado, onde tudo se comunica, pessoas, mercadorias e capitais.
O actual processo da globalização nada mais é do que a mais recente forma de expansão capitalista. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos. Com a invasão de mercadorias em todos os países o consumidor usa produtos sem Pátria, sem carteira de identidade, sem sotaque identificável.






Trabalho realizado por:
Ana Emídio
Diana Lourenço
Neide Marques
Miguel Pacheco